Sela Túrcica Vazia - Relembrando as possibilidades etiológicas

06/08/2020 13:01

A sela túrcica vazia é um achado relativamente comum nos exames de imagem. Muitas vezes não tem significado patológico. Mas, antes de chamar o achado de incidental, é importante descartar processos que possam estar gerando hipertensão intracraniana (tumores intracranianos, coleções extra-axiais, hidrocefalia, etc). Existe ainda a chamada hipertensão intracraniana idiopática. Cada vez mais os estudos vem encontrando causa para o problema, que vem deixando de ser tão "idiopático". É essential estudar bem o sistema de drenagem liquórica do SNC, especialmente sistema ventricular, espaço subaracnóide e seio venosos durais. 

Em primeiro lugar, um breve resumo do percursso do LCR, dese sua produção nos plexos coróides intraventriculares até sua drenagem via veias jugulares para a circulação sanguínea.

Agora o caso clínico e seus achados de imagem...

 

Agora reparem nestra fratura da calota craniana e o que ela estava fazendo com o seio sagital superior, uma das extruturas essenciais no balanço do LCR do SNC ( eportanto na pressão intracraniana)

 

Como visto, a fratura com afundamento estava comprimindo o seio sagital superior e dificultando a drenagem liquórica, aumentando a pressão intracraniana e gerando a sela túrcica vazia.